Sobre a psicanálise e o valor do tratamento
- Cibele Scarpelin

- 14 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
O que é psicanálise? Qual a diferença entre a psicanálise para outros tipos de tratamento? O que procurar: um psicólogo, psicanalista ou psiquiatra? Quanto tempo dura o tratamento? Qual é o valor da sessão?
Essas são perguntas que as pessoas mais me fazem, seja quando descobrem que sou psicanalista durante uma conversa informal, seja durante um pedido de análise. Como sou psicanalista, vou me restringir a essa área.
A psicanálise é um tratamento para o sofrimento psíquico. Uma pessoa resolve procurar ajuda quando está passando por um sofrimento que já se estendeu muito, sentindo uma angústia muito intensa ou conflitos que estão impedindo o sujeito de trabalhar e se relacionar, por exemplo.
Quando alguém entra em contato comigo fazendo um pedido de análise, faço agendamento para as entrevistas preliminares. Essas entrevistas servem, entre outras coisas, para o analista conhecer as principais questões do analisante e para que o analisante entre em contato com a análise e comece a sentir como ela funciona. Essas entrevistas preliminares podem dar continuidade a uma análise ou não.
O tratamento em psicanálise tem duração variável, não sendo possível determinar com antecedência quando será finalizado. O paciente começa uma análise e resolve sair quando achar necessário.
O valor de uma análise é determinado durante as entrevistas preliminares, sendo um acordo feito entre analista e analisante. Essa conversa sobre o valor das sessões é muito rica ejá permite que entremos em contato com questões importantes da vida do paciente.
O psicanalista é aquele que ocupa a função de ouvir as queixas de um sujeito que está com a vida empobrecida por conta de sintomas que insistem em retornar. Esse contato é transformador pois permite ao paciente aprender a ouvir esses sintomas e resignificar esse sofrimento.
Ninguém sai o mesmo de quando entrou em uma análise.



Comentários