O desmame
- Cibele Scarpelin

- 21 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
Em toda sua obra, Françoise Dolto comenta sobre a importância da comunicação entre a mãe (função materna) e seu bebê. Essa comunicação é ainda mais valorizada nos momentos de desenvolvimento da criança, quando ela faz uma nova conquista, quando aprende uma nova habilidade, ou quando ela é frustrada por uma dificuldade ou impedimento de um prazer antes experimentado.
Gostaria de comentar hoje sobre o desmame. Muitas mães chegam ao consultório falando da dificuldade do desmame, dizendo que o filho não quer soltar o peito, muitas angustiadas por terem que voltar ao trabalho, outras sem apoio nesse momento. Para Dolto, a comunicação com o bebê é muito importante desde o momento da gestação, nascimento e ao longo de toda infância. É necessário, portanto, comunicar para a criança o motivo do desmame, por exemplo, a criança está crescendo, um retorno ao trabalho, por desejo próprio. Outra questão importante é que o desmame não seja realizado um dia antes da criança ser deixada com outra pessoa ou em uma creche, por exemplo.
Já ouvi muitas mães dizendo: O peito está machucado, o leite acabou e outras que passam produtos no seio para deixar com gosto ruim. Como as pessoas faziam na sua família?



Belo texto, tive a oportunidade de conhecer a Cibele e seu humanismo e todo seu empenho na vida e no trabalho (especialmente como professora) e que aulas fantásticas, que nos levava ao mundo da filosofia,e com tanta sabedoria, ela conseguia aguçar nossa imaginação tanto critica quanto imaginativa, e também nos fazia conhecer a possibilidade das coisas. Um abraço Cibele ❤ Parabéns pela pessoa que você é e por representar isso no seu lidar com as pessoas e o mundo à fora.