GRUPO DE LEITURA DO LIVRO “SEMINÁRIO DE PSICANÁLISE DE CRIANÇAS”
- Cibele Scarpelin
- 16 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Há quem considere que os maiores desafios da clínica psicanalítica com crianças seja o TDAH, o Autismo, o TOD, o Transtorno de ansiedade de separação ou fobias específicas. Mas, quando as professoras estão ensinando as crianças na escola, quando estamos reunidos em família e os primos e primas estão entretidos brincando ou quando nos sentamos em frente a um parquinho infantil, escutamos frases ou perguntas de crianças que amam tanto que não conseguem entrar na escola e se separar da mãe ou que sofrem por ter raiva do irmão que acabou de nascer, crianças que tem curiosidades sobre sexualidade e se exibem com seu sexo ao fazer xixi ou que se sentem envergonhadas e se escondem, que não gostam da escola, mas amam aprender todos os nomes dos dinossauros, crianças que dizem que tem medo e por isso precisam dormir com os pais, mas que depois os abandonam logo que o primeiro amiguinho começa a brincar com elas.
No capítulo sobre dislexia, na obra “O Seminário de Psicanálise de Crianças”, Françoise Dolto nos conta do caso de um menininho que está sofrendo por conta do irmão mais novo que é surdo. “Será bom eu me identificar com meu irmão que é menos perfeito?” questiona ele. A pergunta, que revela o que faz essa criança sofrer, passa despercebida pelos adultos que as veem ou como seres que só brincam e não tem nenhuma preocupação, ou como um ser que tem transtornos e precisam de cuidados médicos.
Essa obra, composta de três livros, é uma seleção de alguns momentos do seminário conduzido pela psicanalista francesa Françoise Dolto que nos traz relatos de muitos casos clínicos dela ou dos participantes, nos ajudando a perceber que a lógica das crianças é diferente da dos adultos, como em outro caso em que, por detrás de uma dislexia, tinha uma criança sofrendo por um irmãozinho com síndrome de down.
“(...) aprendemos todos os dias sobre essa lógica das crianças, que nos surpreende muito, lógica que pode levá-las, como aqui, a se pôr em desaceleração do ponto de vista escolar, para consertar tudo. (...) As crianças, quando amam os pais, sempre gostariam de consertar os danos que eles sofrem. São seus primeiros psicoterapeutas; os primeiros a tentar consolá-los, renarcisá-los. E, por vezes, perdem muitas penas nesse processo” (DOLTO, 2013 p. 416)
O Grupo de Leitura do livro “O Seminário de Psicanálise de Crianças” se iniciou no ano de 2023 no Centro de Psicanálise de forma presencial e online. Esse ano, daremos continuidade à leitura do livro e não é necessário ter participado no ano anterior para fazer a inscrição.
Para fazer a inscrição entre em contato: (19) 99212-8912
Investimento: 120 reais mensais com pagamento no dia 10 de cada mês.
Encontros: 01/03, 15/03, 05/04, 19/04, 10/05, 24/05, 07/06, 21/06.
Formato: presencial (Campinas) ou online.
DOLTO, Françoise. Seminário de psicanálise de crianças. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
DOLTO, Françoise. Séminaire de psychanalyse d’enfants. Volume 1. Paris : Editions du Seuil, 1988.
DOLTO, Françoise. Séminaire de psychanalyse d’enfants. Volume 2. Paris : Editions du Seuil, 1988.
DOLTO, Françoise. Séminaire de psychanalyse d’enfants. Volume 3. Paris : Editions du Seuil, 1988.
Комментарии