A experiência do isolamento: o que posso criar no caos desse momento de pandemia?
- Cibele Scarpelin

- 26 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Estamos todos em um momento de espera. As autoridades e cientistas dizem que iremos ter um colapso na saúde, mas esse momento ainda não chegou. Temos o exemplo de outros países, o mais grave o da Itália, onde os casos de morte sobem a cada dia. Mas mesmo assim, algumas pessoas ainda se perguntam: Será que aqui também vai acontecer essa catástrofe dos outros países?
É um momento de isolamento, devemos ficar em casa. Isso já é motivo suficiente para que algumas pessoas entrem em pânico, não se sabe o que fazer sozinho ou quando se divide a mesma casa com as mesmas pessoas 24 horas por dia.
Acredito sempre de lidar com cada acontecimento em nossa vida como uma experiência. Aceitar viver uma experiência é se colocar no lugar de alguém que aprende algo com aquilo que é afetado. O que posso tirar de aprendizado nessa situação? Para algumas pessoas a dificuldade está no próprio isolamento. Ficar na internet o dia todo? Como fazer para ficar sem o celular, sem a TV ligada, só com os próprios pensamentos?
Acredito que temos várias experiências para passarmos pela frente por conta do coronavírus. Ficar só com os próprios pensamentos é a que me é mais convidativa nesse momento. Você já escreveu algo que pensou? Já tentou fazer uma poesia, escrever os próprios sonhos? Outas experiências podem aparecer, e algumas bem difíceis, como a morte de alguém querido. Sigo a postura de enfrentar a vida recebendo dela o que ela trouxer, tratando tudo como uma experiência.
Acredito que começar uma análise é o primeiro passo para se deixar ser afetado pelas experiências da vida. Na maioria das vezes as pessoas só querem mesmo é controlar a própria vida, e a dos outros também se puder. Esse vírus nos mostra que é melhor aprender logo que não controlamos quase nada e que o desamparo é constitutivo do ser humano. A pergunta que cada um poderia se fazer é: o que posso criar nesse caos?



Comentários